Em reunião da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, realizada em Brasília no dia 24 de janeiro de 2018, com os representantes dos Bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, foi apresentado o orçamento para financiamento habitacional das instituições bancárias para 2018.
O orçamento do FGTS aprovado para 2018 é idêntico a 2017. Tanto Caixa Econômica Federal como Banco do Brasil continuam operando normalmente com as operações FGTS.
Faixa 1,5 continua com as operações, com orçamento dos subsídios aprovados para contratações.
Faixa 2 e 3 com orçamento aprovado. Existem recursos aprovados, porém necessita estar atento ao volume de contratações durante o ano, podendo ter problemas com dotações no final de ano se não tiver suplementação de recursos pelo conselho Curador do FGTS.
Faixa 1, contratações estão em andamento. Caxias do Sul não apresentou projeto em 2017 e em 2018.
Faixa 1, necessita apresentar projetos ao Ministério da Cidades, sem esta etapa, Ministério não autoriza continuidade. Necessita de projetos consistentes e com aprovação rápida pelos Municípios.
BANCO DO BRASIL
2018 deve ser o ano da realização.
Entrega de 52.000 unidades MCMV para 2018.
Objetivo de aumentar contratação do SBPE.
Continuidade das contratações Pessoa Jurídica, FGTS e SBPE. Agências estão aptas as receber propostas.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Orçamento total idêntico a 2018.
Faixa 1,5 continua com as contratações.
Continuidade das contratações Pessoa Jurídica MCMV e SBPE.
Orçamento do Pro-Quotista menor em 2018, com tendências de desaparecer para 2019, com substituição com recursos do SBPE, e reduções das taxas de juros.